sábado, 11 de junho de 2011

Vascão Campeão !!!!!!

A REDENÇÃO


O que vimos naquela quarta-feira e que abre uma nova Era no Vasco, foi um time depois de muito tempo se reestruturar de maneira firme, progressiva e leal, redescobrindo no torcedor a paixão de torcer e assistir aos jogos com a confiança de ser vascaíno…O que a torcida sempre quis e foi o que vimos, é um time que entre para competir, com jogadores que se dediquem e que vençam sempre que possível!

Eu e o Português ...


Felicito a Diretoria, ao excelente e ponderado técnico, aos jogadores e à IMENSA torcida bem feliz que soube com resignação esperar…

Porém, hoje eu não irei falar da final da Copa do Brasil, o título do Vasco e sua incrível campanha; dispensa apresentação.

Hoje eu quero falar do dia em que o país parou, mais precisamente do dia em que a cidade do Rio de Janeiro parou.

Fazia aproximadamente 08 anos que o Vasco não ganhava nenhum título, era o seu segundo pior jejum da história o primeiro foram 09 anos sem título na década de 30.

Mas nem de longe é o pior jejum do futebol carioca, Flamengo já ficou aproximadamente 13 anos sem ganhar, Botafogo mais de 20 e Fluminense mais de 10.

Para os vascaínos, 08 anos sem ganhar nada parecia algo intragável, algo que consumia a todos por dentro, uma vez que, em todas as décadas o Vasco nunca deixou de ganhar nada e sua história sempre foi prestigiada por títulos expressivos.

Mas porque tanta euforia? Porque a cidade parou para o Vasco?

 No desporto futebolístico o Vasco é o mais caçula do Rio, começou a disputar na década de 20. Nessa mesma década conseguiu ganhar 04 títulos importantíssimos.

Sofreu perseguições duríssimas e até sanções porque era o ÚNICO clube do Brasil que empregava negros, pobres e operários.

Foi o primeiro a construir um estádio que tornou-se referência mundial. Por anos o maior estádio da América Latina.

Na década de 30 e 40 somaram-se 14 títulos entre eles o Sul-Americano de 48, que conquistou de maneira invicta, sendo o primeiro clube brasileiro a conquistar um título internacional.

Na década de 50 foram conquistados 06 títulos entre eles o Supersuper Campeonato Carioca de 1958 em cima do Flamengo, este campeonato é considerado até hoje o estadual mais difícil da história, no mesmo ano o Vasco conseguiu a façanha de conquistar o Torneio Rio-SP.

A década de 60 e 70 foi modesta, porém podemos destacar outro Torneio Rio-SP conquistado em 1966, os campeonatos cariocas de 70 e 77, o Brasileiro de 1974 (o primeiro do Rio) além das inúmeras taças.

Em 80 e 90 foram 03 brasileiros, 01 Libertadores, 01 Rio-SP, 07 cariocas, a MERCOSUL que ficou conhecida como a Virada do Século, além de inúmeras taças.

Nessa última década início do século XXI o Vasco viveu os piores capítulos de sua história: crises políticas, um rebaixamento, derrotas consecutivas para o seu maior rival...Além de começar o ano de 2011 como o pior do Rio, jogadores sendo tachados de loucos por abraçarem o Vasco, torcedores sendo constantemente alvos de piadas e chacotas...

Mas o brasileiro tem memória curta...

Pouquíssimos clubes possuem uma trajetória de conquistas tão grandiosas como o Vasco que ganhou em praticamente todas as décadas e sendo assim, o grito estava contido na garganta dos torcedores.

Fiquei hiper emocionado com o título Copa do Brasil de 2011, mas nada se compara, com toda àquela mobilização de vascaínos que literalmente PAROU A CIDADE, festejando SEM VIOLÊNCIA, com alegria contagiante os heróis do título. A última vez que eu vi algo assim, senão me engano, foi na Copa do Mundo de 1994. ( Ao contrário da mulambada que onde pisa causa destruição )

Cruzmaltinos; uni-vos! É chegada à hora da REDENÇÃO, de soltar o grito contido, de chorar e chorar muito de alegria e emoção. É chegada à hora das conquistas, das vitórias mil daqui pra frente, é chegada a hora de sermos o que sempre fomos: CAMPEÕES!!!!

Dá-lhe Vascão campeão da copa do Brasil !!!! Vamos festejar !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário